diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: Rio de Janeiro perde uma vaga de Deputado Federal e outra de Deputado Estadual

terça-feira, 28 de maio de 2013

Rio de Janeiro perde uma vaga de Deputado Federal e outra de Deputado Estadual


O Diário de Justiça publicou, na última segunda-feira, 27, a Resolução nº 23.389/2013 que estabelece o número de vagas para o cargo de deputados federais, estaduais e da câmara distrital. Assim como acontecera com a distribuição das bancadas federais, as bancadas estaduais também foram recalculadas e terão dez vagas a menos em todo o país.

O novo cálculo tem base nas informações fornecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com relação à população brasileira por Estado a partir do Censo de 2010. Em 2015, o Pará ganhará quatro cadeiras em Brasília, enquanto Ceará e Minas Gerais terão mais duas vagas cada um.

Nas Assembleias Legislativas dos estados, Paraíba e Piauí tiveram as maiores perdas, cada uma de seis parlamentares. Enquanto isso, Pará, Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná aumentaram as vagas em suas câmaras legislativas.

No caso do Rio de Janeiro, as duas casas legislativas perderam. Os dados do censo 2010 fizeram o estado perder uma vaga na Câmara de Brasília e uma vaga na Assembleia Legislativas. (Redação)

Nenhum comentário: