diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: junho 2012

sexta-feira, 29 de junho de 2012

STF concede a maioridade política do PSD


O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu na última quinta-feira, 28, que o PSD terá tempo de rádio e tevê proporcional ao tamanho de sua bancada na Câmara dos Deputados. "Ganhamos nossa maturidade política", comemorou o Deputado Federal Arolde de Oliveira em seu microblog no twitter. Além de fortalecer o partido politicamente, o entendimento deverá garantir ao PSD o acesso à fatia maior do Fundo Partidário e refletir no direito de participação da sigla nas comissões da Câmara.

Sete dos 11 ministros do STF reconheceram o direito da legenda – criada em setembro de 2011 pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab – de fazer parte do rateio de dois terços da propaganda eleitoral gratuita. O resultado do julgamento será proclamado nesta sexta-feira, 29, na sessão de encerramento do semestre no Judiciário, para que a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, possa votar — ontem, ela não esteve na sessão. (O Estado de Minas/Redação)

quinta-feira, 28 de junho de 2012

Frente parlamentar evangélica fecha o cerco contra as ações pró-aborto do Governo Dilma


Os deputados e senadores de orientação evangélica aumentaram a fiscalização das ações do governo nos programas que tratam do aborto. Nesta quinta-feira, 28, a frente parlamentar enviou dois requerimentos (2380 e 2381/2012) ao Ministério da Saúde pedindo prestação de contas sobre as ações da pasta sobre o tema. 

O primeiro requer que o Ministro da Saúde explique os Termos de Cooperação e Convênio destinados a estudos e pesquisas sobre o aborto e a descriminalização do aborto no Brasil. O segundo requer as informações sobre viagens oficiais internacinoais feitas por servidores da pasta para estudo/pesquisa e acompanhamento de programas e projetos sobre aborto seguro. têm o firme compromisso de promover a defesa da vida, zelosos do fiel comprimento da fala da então candidata Dilma de que, se eleita, seu governo não apoiaria nenhuma iniciativa que estimulasse a prática do aborto ou sua descriminalização", subscreveu o Deputado Federal Arolde de Oliveira. (Redação)

Decisão sobre tempo de TV do PSD ficou para hoje


O STF (Supremo Tribunal Federal) interrompeu nesta quarta-feira, 28, o julgamento que definirá a força do PSD nas eleições municipais deste ano, sem sequer o relator, ministro José Antonio Dias Toffoli, ter finalizado seu voto.  Em alguns momentos, sinalizou que votará favoravelmente ao partido de Gilberto Kassab, mas isso ainda não se sabe ao certo.

Tal sinalização ocorreu pois Toffoli citou dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), afirmando que o eleitor do Brasil vota no nome do candidato e não em seu partido. A discussão, segundo ele próprio disse quando deixava o plenário, é saber se o tempo de televisão e, consequentemente os recursos do fundo partidário, devem ser distribuídos com base no resultado das eleições anteriores ou na realidade presente no momento em que as chapas estão se formando para a realização do pleito seguinte. "O voto no Brasil é nominal. De cada 10 eleitores, 9 votam nos candidatos e apenas um vota no partido", disse o ministro, enquanto votava. (Uol Notícias/Redação)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sindicato pede que MP apure a constitucionalidade do ensino religioso


O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe) pediu ao Ministério Público estadual (MP-RJ) que analise a lei que institui o ensino religioso para alunos do 1º ao 3º do ensino fundamental de 80 escolas da rede municipal. De acordo com o coordenador do Sepe, Sérgio Paulo, a lei é inconstitucional. 


"A lei exclui várias religiões minoritárias", defende o coordenador. A Secretaria Municipal de Educação, por meio de sua assessoria de imprensa, não comentou o assunto. (O Globo/Redação)

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Plenário poderá votar projeto que flexibiliza horário da Voz do Brasil


Com a perspectiva de votação da Medida Provisória 562/12 e a liberação da pauta do Plenário, a Câmara poderá votar diversos projetos nesta semana, dependendo de acordo entre os líderes partidários. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia, disse que uma das propostas que podem ser votadas é a flexibilização do horário da Voz do Brasil (PL 595/03). O projeto libera as emissoras comerciais e comunitárias para transmitir o programa entre as 19 e as 22 horas – atualmente, o horário obrigatório é das 19 às 20 horas.

O projeto, segundo o Deputado Arolde de Oliveira, considera que atualmente existem muitos meios de comunicação oficiais que divulgam as atividades dos Três Poderes como as TVs Câmara, Senado, das Assembleias Legislativas e Câmaras dos Vereadores; um cenário diferente de quando foi instituída a "Voz do Brasil". "Visto essa grande proliferação da divulgação, a flexibilização do horário da 'Voz do Brasil' não irá prejudicar o acesso às informações necessárias a todos os brasileiros", opinou o parlamentar.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Deputado Arolde de Oliveira recepciona parlamentar israelense na Câmara


Da esq: Paul philipps, interprete; Deputado Robert Ilatov e Deputado Arolde

Na última terça-feira, 19, o Deputado Federal Arolde de Oliveira recepcionou o parlamentar israelense Robert Ilatov, líder do Partido  Israel Beitenu. O encontro aconteceu no Plenário 15 da Câmara dos Deputados durante reunião da Frente Parlamentar Evangélica.

Na oportunidade, Ilatov convidou o deputado  Arolde de Oliveira e os demais parlamentares evangélicos para conhecerem o Parlamento de Israel que é o único Parlamento democrático do Oriente. Robert Ilatov é judeu e tem sua atuação parlamentar  na defesa dos Cristãos naquele país. (Redação)

terça-feira, 19 de junho de 2012

Arolde comemora os 90 anos do Rádio no Brasil e os 50 anos da ABERT


Nesta terça-feira, 19, acontece, em Sessão Solene na Câmara dos Deputados, a comemoração dos 50 anos da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT - e os 90 anos da introdução do rádio em território nacional. 

O deputado federal Arolde de Oliveira foi o escolhido para representar o PSD na ocasião, na qual fará um discurso relembrando essa história desde a Rádio Clube Pernambuco até os dias de hoje. "a ABERT se transformou no interlocutor mais importante do setor com as principais instituições brasileiras, principalmente com o Poder Concedente, oferecendo valiosas contribuições em todos os momentos históricos de inflexão da radiodifusão", disse o parlamentar. (Redação)

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Aborto, Homofobia e outros assuntos são o tema do Palavra Aberta com Arolde de Oliveira



A comissão de juristas que está estudando mudanças no Código Penal deve propor a flexibilização das possibilidades de prática do aborto, um tema que vem provocando muito debate e polêmica aqui no Congresso. O receio de diversos parlamentares, inclusive dos que fazem parte da bancada evangélica, é que a medida termine se convertendo em trampolim para a aprovação, no futuro, da liberdade total da prática do aborto pelas mulheres que desejem praticá-lo. "Será que não são apenas as ONG's ativistas que estão decidindo estes temas polêmicos que teriam que ser tratados um a um e não por essa variedade de assuntos", questiona Arolde de Oliveira.

O deputado Arolde Oliveira (PSD-RJ) vem acompanhando esse debate e participa desta edição do Palavra Aberta, com retransmissão simultânea pela Rádio Câmara. "Não podemos tratar assuntos como racismo e homofobia no mesmo pacote, isso leva a incoerências. Esta comissão de juristas acaba levando a uma impressão de terceirização dos representantes do povo", instiga o parlamentar. (Redação)

PSD lança candidatura de Sergio Zveiter à Prefeitura de Niterói


Arolde, Wagner Montes, Zveiter, Índio, Guilherme Campos, Marcus Vinicius e Luiz Paulo. 

O Partido Social Democrático, PSD, oficializou na última sexta-feira,15, a candidatura do deputado federal Sergio Zveiter à Prefeitura de Niterói. A legenda homologou a coligação formada para as eleições municipais de outubro. DEM, PTB e PSDB se juntam ao recém-criado partido. O candidato terá pouco mais de cinco minutos de propaganda na televisão.




Estavam presentes no evento o presidente estadual do PSD, Indio da Costa, o vice-presidente da legenda, Arolde de Oliveira, o secretario geral do partido, André Corrêa, o líder do PSD na Câmara dos Deputados, Guilherme Campos, e os presidentes estaduais, o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, do PSDB, e Marcus Vinícius, do PTB. (O Globo Online/Redação)

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Decisão sobre tempo de TV do PSD será do Supremo


O ministro José Antonio Dias Toffoli (foto) decidiu levar diretamente ao STF (Supremo Tribunal Federal) a discussão sobre a possibilidade do PSD ter acesso aos recursos do fundo partidário e tempo de propaganda partidária proporcionais ao número de parlamentares que migraram para o partido depois de sua criação.
Ele requisitou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na noite desta quinta-feira, o adiamento do julgamento sobre o caso que seria retomado hoje. A corte eleitoral começou a discutir a questão no final de abril, mas a análise foi interrompida por um pedido de vista de Toffoli. (Folha/Redação)

quinta-feira, 14 de junho de 2012

PSD realiza a sua primeira convenção da cidade do Rio de Janeiro com a presença do prefeito

Prefeito Eduardo Paes discursa ao lado das lideranças do PSD fluminense (Redação)

Esta quinta-feira, 14, tornou-se um marco fundamental na vida do PSD da cidade do Rio de Janeiro: o partido realizou a sua primeira convenção municipal no auditório do prédio da Bolsa de Valores, no Centro do Rio. O evento contou com a maciça presença dos políticos da legenda - a maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esteve presente à solenidade e fez seu discurso logo após o Deputado Federal Arolde de Oliveira que reafirmou que a data "é um dia histórico para o PSD e temos o privilégio de reforçar o apoio ao prefeito Eduardo Paes que comanda o melhor momento da cidade do Rio de Janeiro nos últimos anos", disse Arolde.


Arolde , Eduardo Paes e Hélcio Ângelo
Carlinhos, Ângelo, Arolde e Indio


O presidente do diretório estadual, Índio da Costa, deu o início da proposta de nominata de candidatos a vereador e reforçou o apoio ao PMDB nas Eleições municipais de outubro. O prefeito Eduardo Paes discursou e agradeceu o apoio da legenda. "O PSD é um partido que nasceu para ser forte e a política só é feita a partir de boas alianças feitas com o intuito de dar um futuro melhor para a cidade do Rio de Janeiro. Estou à disposição dos candidatos a vereador do PSD para essas próximas eleições", discursou. (Redação)



Myriam Rios, Felipe Bournier, Arolde e Manoel Sanches

Na História: Celebrando Deus com o Planeta Terra em 1992


Em tempos da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio +20, eu trago uma relíquia da época da primeira conferência desse tipo realizada na nossa cidade maravilhosa: a ECO-1992.

Na época, os segmentos evangélicos se organizaram pela primeira vez para realizar um ato público o qual chamamos "Celebrando Deus com o Planeta Terra", uma resposta dos evangélicos à ECO-1992. A passeata reuniu mais de um milhão de evangélicos no primeiro grande evento, reunindo todas as denominações. Foi uma bênção e o Hino da Marcha era a canção "Grandioso és Tu", na voz de Marina de Oliveira (Ouça a canção no vídeo acima). Distribuímos um LP de cortesia com a faixa. Eis aqui um exemplar para você conferir! (Redação).


quarta-feira, 13 de junho de 2012

Arolde participa do programa de Debates "Expressão Nacional", da TV Câmara




O deputado federal Arolde de Oliveira pariticipou na última terça-feira, 12, do programa "Expressão Nacional" da TV Câmara. O programa foi ao ar ao vivo às 21h30 e o deputado esteve à mesa discutindo o novo marco regulatório das Comunicações. já que o atual Código Brasileiro de Telecomunicações completa 50 anos em agosto.

A defasagem com os atuais tempos é nítida, a começar pelo advento da internet, das TVs por assinatura e dos novos distribuidores de conteúdo, as empresas de telefonia. O tema mais acalorado do debate foi a questão da proibição da locação dos horários nas TVs abertas para produção independente. "Tudo depende do texto da Lei. A minuta ques está sendo preparada é muito vaga e pode dar margens a interpretações diversas", disse o parlamentar. (Redação)

terça-feira, 12 de junho de 2012

Comissão do Senado aprova criminalização da “homofobia” no novo Código Penal


A comissão de juristas do Senado que discute a elaboração do novo Código Penal aprovou na última sexta-feira, 8, a proposta que criminaliza o “preconceito” contra gays, transexuais e transgêneros. Aproposta ainda precisa ser votado pelo Congresso. Com a mudança, a “homofobia” — que inclui a oposição ou contrariedade a qualquer das inumeráveis exigências dos supremacistas gays — fica igualada ao crime de racismo, que é imprescritível einafiançável. Isso significa que, se essa radical mudança no Código Penal virar lei, quem for acusado de preconceito contra ai deologia homossexual pode ser processado a qualquer tempo e preso como um criminoso, não podendo pagar fiança e ser solto.
Siga o Dep. Arolde no Twitter @AroldeOliveira
Conheça e diga não ao PNDH-3
O pacote anti-“homofobia” também inclui a criminalização da “discriminação” em meios de comunicação e na internet. O homossexual que se sentir ofendido com uma mensagem na televisão,rádio ou internet poderá tomar providências, por conduta considerada imprescritível (o discriminado pode processar a qualquer momento), inafiançável e não passível de perdão judicial ou indulto. A pena prevista para o crime depreconceito ao homossexual vai de dois a cinco anos de prisão. (Redação)

segunda-feira, 11 de junho de 2012

PSD firma apoio à candidatura de Cláudio Chumbinho em São Pedro da Aldeia


O PSD de São Pedro da Aldeia firmou nesta segunda-feira, 11, o apoio à candidatura de Cláudio Chumbinho (PT) à prefeitura da cidade. Com a adesão da legenda, a coligação conta agora com 14 partidos. Chumbinho é ex-vereador e atualmente primeiro suplente na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. A parceria foi firmada no gabinete do Deputado Federal Arolde de Oliveira, no centro do Rio.

No encontro, além do anfitrião Deputado Arolde de Oliveira, estiveram o candidato petista e o líder do PSD em São Pedro da Aldeia, vereador Sodré. "Estivemos coordenando a política para elegermos o maior número de vereadores do partido visto que o Chumbinho será o novo prefeito de São Pedro", garantiu Arolde de Oliveira. "É um prazer enorme contar com o apoio do PSD que conta com grande nomes da política fluminense como os Deputados Dr. Paulo César, Sérgio Zveiter, André Corrêa e Arolde de Oliveira", retribuiu Chumbinho. (Redação)

Deputado Arolde receberá a maior comenda do município de Mesquita



O deputado federal Arolde de Oliveira recebeu nesta segunda-feira, 11, em seu gabinete no centro do Rio, o vereador Dida (PSD), do município de Mesquista, na Baixada Fluminense. Na oportunidade, o vereador Dida comunicou Arolde de Oliveira que ele irá receber a medalha Hebert de Souza, o Betinho, que é a maior honraria da Câmara Municipal de Mesquita, além do título de Cidadão Mesquitense. "Fico muito honrado de receber esta homenagem com o nome de um homem com trabalho social notório", agradeceu o deputado.
Siga o Dep Arolde no twitter: @AroldeOliveira
O vereador é pré-candidato a reeleição pelo município que ele próprio intitula como o 'Caçula da Baixada'. "Viemos falar sobre as eleições e também sobre a política na esfera federal para buscar trazer as obras do PAC para o nosso município", disse Dida. O partido tem seu pré-candidato para a prefeitura de Mesquista, o vereador Marcelo Canto. "O quadro político é muito dinâmico e devemos estar atentos", comentou o deputado Arolde de Oliveira. Dida é pastor da Assembleia de Deus de Mesquista. (Redação)

Deputado Arolde recebe o título de cidadão Iguabense


Na última sexta-feira, 8, o Deputado Federal Arolde de Oliveira recebeu duas homenagens feitas pela Câmara Municipal de Iguaba Grande, na Região dos Lagos Fluminense. A primeira homenagem foi o título de Cidadão Iguabense, recebido das mãos do vereador Edmundo Silveira (PSD), que foi o idealizador da homenagem no dia do 17º aniversário da emancipação político-administrativa do município. "Acabo de receber o título de cidadão de Iguaba Grande das mãos do vereador Edmundo Silveira", escreveu o parlamentar em seu microblog.
Siga o Dep. Arolde no Twitter @AroldeOliveira
Veja as fotos do Dep. Arolde recebendo a medalha no Flickr
Além do título, o Deputado Arolde de Oliveira também foi homenageado com a Medalha do Mérito Legislativo de Iguaba Grande. "Muito feliz na estrada retornando de Iguaba Grande. Bonita festa de aniversário e estou muito honrado", comentou em seu microblog. (Redação)

domingo, 10 de junho de 2012

Pensamento da semana

"As palavras são as sombras dos atos. Os atos são a substância da vida, e as palavras sábias o seu adorno. Fale o que é certo e faça o que é honrado. O primeiro mostra uma cabeça perfeita, o segundo, um coração perfeito"


Gracián, pensador aragonês (1601-1658)

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Assembleias de Deus se opõem a postura "pró-casamento" gay de Obama


Uma das maiores denominações pentecostais dos Estados Unidos anunciou oficialmente sua oposição à postura pró-“casamento” gay do presidente Barack Obama. As Assembleias de Deus dos EUA, uma denominação com mais de 3 milhões de membros, divulgaram um comunicado tratando dos recentes comentários do presidente apoiando o “casamento” gay. “A Bíblia ensina claramente que o casamento deve ser um compromisso de vida inteira entre um homem e uma mulher”, disse o George O. Wood, superintendente geral das Assembleias de Deus. “Embora tenha se tornado muito comum citar a Bíblia grosseiramente fora de contexto para atender a uma agenda pessoal ou política, isso porém não muda o que a Palavra de Deus declara claramente”.
Durante a eleição presidencial de 2008, o senador Barack Obama, que era então candidato, não apoiava o “casamento” gay. Em toda a sua presidência, à medida que grupos gays prosseguiam pressionando, Obama falava de sua posição sobre a questão como “evoluindo”, o que trouxe, como resultado, críticas tanto da direita quanto da esquerda por sua ambivalência. “[Michelle e eu somos] cristãos praticantes… quando pensamos acerca da nossa fé, que está na raiz de nossas convicções, não só Cristo se sacrificando em nosso favor, mas também a Lei de Ouro — tratar os outros do jeito que gostaríamos que nos tratassem”, disse Obama depois de afirmar para a ABC News que “as duplas de mesmo sexo têm o direito de se casar”. De acordo com a posição oficial das Assembleias de Deus, “a crescente aceitação cultural da identidade e conduta homossexual, masculina e feminina, é sintoma de uma desordem espiritual mais ampla que ameaça a família, o governo e a igreja”. (Redação)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

BRT Transoeste é inaugurado no Rio



O prefeito do Rio, Eduardo Paes, inaugurou o BRT Tansoeste, o novo sistema de transportes de alta capacidade, na tarde da última quarta-feira, 6, na estação Pingo D'Água, em Guaratiba, na Zona Oeste. Compareceram ao evento inúmeras autoridades, entre elas o governador Sérgio Cabral e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por volta 12h30 começou a circular em caráter experimental o BRT, com ônibus articulados que fazem a ligação entre Barra da Tijuca e Santa Cruz, na Zona Oeste.

Presente à inauguração, o deputado Arolde de Oliveira comemorou a inauguração. "Essa inauguração é emblemática já que o BRT integra a zona oeste com o restante da cidade. Além da mobilidade urbana no espeço físico, trás também uma conexão vertical entre as áreas mais prósperas e as mais carentes", comemorou o parlamentar, ex-secretário de trasnportes da cidade. "É uma recompensa para mim que pensei estes projetos durante os meus seis anos na Secretaria", concluiu. (Redação)

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Governo estuda adotar medidas de redução de danos para aborto ilegal


O Ministério da Saúde estuda a adoção de uma política de redução de danos e riscos para o aborto ilegal, informa reportagem de Johanna Nublat, publicada na Folha desta quarta-feira. Trata-se de orientar o sistema de saúde a acolher a mulher decidida a fazer o aborto clandestino e dar a ela informação sobre riscos à saúde e métodos existentes.

Conheça o que é o PNDH-3 e diga: Não!
Siga o Dep. Arolde no Twitter: @AroldeOliveira

A ideia é polêmica porque pode envolver a indicação de métodos abortivos considerados mais seguros que outros, como o uso de misoprostol -princípio ativo do remédio estomacal Cytotec, amplamente usado em abortos, apesar de ter venda restrita. A ideia ainda está em fase de discussão interna, dentro de uma política maior de planejamento reprodutivo e combate à mortalidade materna. (Redação)

Será que o Ministro não leu?



No último domingo, 3, o jornal Folha de S.Paulo publicou, na íntegra, a minuta do decreto que o Governo está preparando para regulamentar os serviços de radiodifusão. No título "Características dos serviços das entidades e das outorgas" consta o seguinte: "É vedada a cessão ou o arrendamento, total ou parcial, da outorga de serviço de radiodifusão, seus ansilares ou auxiliares".

Siga-me no Twitter @AroldeOficial 
Inscreva-se no meu canal no Youtube AroldeOficial

Na última segunda-feira, 4, o Ministro das Comunicações negou que houvesse qualquer coisa contra programas independentes, como é o caso dos programas evangélicos. Ou o Ministro não leu ou interpretou de forma diferente o texto que consta do decreto.

Deputado Federal Arolde de Oliveira

terça-feira, 5 de junho de 2012

Mais de 2 mil pessoas presentes no culto da Rádio 93 FM, na Igreja do Nazareno em Nilópolis



Na última segunda-feira, 4, aconteceu o culto mensal da Rádio 93 FM na Igreja do Nazareno, em Nilópolis, Baixada Fluminense do Pastor Pedro Paulo Matos. O culto sob a direção do Deputado Arolde de Oliveira contou com a participação especial dos cantores Geraldo Guimarães, Cristina Mel, e do Ministério Sarando a Terra Ferida e como preletor o pastor Marcelo Dias, da dupla Marcelo Dias e Fabiana, todos da MK Music.


“Essa noite é muito especial para todos nós da 93 FM. Estamos aqui para louvar e adorar a Deus. Mas, sobretudo, para agradecer as inúmeras bênçãos que Ele nos concede diariamente. Toda a honra é Dele”, disse o Deputado Arolde de Oliveira. O prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim, e sua esposa, Sônia Sessim, também estiveram presentes. (Redação)

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dilma quer acabar com aluguel de horários de TV

Um decreto lei que está sendo formulado no Executivo está causando revolta no mercado da radiodifusão. O pacote de medidas prevê, entre outras coisas, o fim do aluguel de canais e horários na programação de televisão e rádio no Brasil. A minuta formulada pelo Governo - que está ainda em estudo  - institui na seção "Das características dos serviços" que "é vedada a cessão ou arrendamento total ou parcial da outorga de serviço de radiodifusão, seus ancilares e auxiliares".
Ministro quer publicar decreto ainda esta semana
Siga o Dep. Arolde no Twitter: @AroldeOliveira
Para o Deputado Federal Arolde de Oliveira, o texto é escrito de maneira vaga permitindo interpretações diversas. "Essa imprecisão pode dar margem a interpretações subjetivas causando sérios problemas às programações evangélicas na mídia eletrônica", disse o parlamentar. As igrejas - tanto evangélicas quanto as católicas - são as que mais fazem uso do aluguel de espaços da grade de programação das emissoras e seriam as principais prejudicadas caso o decreto seja publicado. "Não concordamos com a medida já que o serviço é prestado em caráter comercial", afirmou Arolde, ressaltando que não se trata de uma questão ideológica, mas, sim, de mercado. (Redação)

Que país é esse?


Tramita na Comissão de Constituição e Justiça desta Casa um projeto de lei que autoriza os gestores públicos que foram condenados pelo Tribunal de Contas da União a disputar eleições, contrariando frontalmente o que institui a Lei da Ficha Limpa. É preocupante como são usados artifícios de toda natureza para contrariar a vontade popular expressa num projeto de lei de iniciativa popular que tramitou nesta Casa e que foi inclusive, por uma questão de anterioridade, deixado de ser aplicado em 2010. Definiu-se agora que será aplicado a partir das próximas eleições deste ano, como que se buscasse burlar e esvaziar essa lei moralizadora num momento em que a Nação toda está perplexa diante de fatos de corrupção denunciados diariamente em nosso País.
Isso só aumenta o descrédito desta Casa diante da Nação. Não sei onde isso vai parar!
Há poucos dias, foi aprovado aqui, a toque de caixa por votação simbólica, um projeto excluindo aqueles que têm problemas com o julgamento de suas contas de campanha. Então, aos poucos, a Lei da Ficha Limpa, que é resultante do anseio manifesto da Nação através de projeto de lei aprovado nesta Casa, vai sendo esvaziada, vai sendo contornada e nós, cada vez mais, vamos descendo a ladeira! Os Parlamentares já não podem mais andar na rua porque são acusados de bandidos, de ladrões e que esta Casa é um biombo para acomodar bandidos. Isso é uma vergonha.
Eu estou indignado com isso. Nunca vi isso nesses meus 30 anos de mandato nesta Casa. O que está acontecendo? Que País é este? Eu alerto aos meus queridos companheiros para que pensemos nisso. Vamos restaurar um pouco da moralidade que ainda possa existir nesta Casa.




Deputado Federal Arolde de Oliveira