diHITT - Notícias Arolde de Oliveira: outubro 2011

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

31 de outrubro: Dia da Reforma Protestante


No dia 31 de Outubro de 1517, Martinho Lutero fixou as suas 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, Alemanha. Tinha início o grande movimento chamado de "A Reforma Protestante".

Os princípios fundamentais da Reforma são conhecidos como os “Cinco Solas”:

Sola Spriptura - Só a Escritura como única regra de fé e prática;

Solus Christus - Só Cristo é o Senhor;

Sola Gratia - Somente a Graça. A salvação é pela graça;

Sola Fide - Somente a fé. A salvação é mediante a fé.

Soli Deo Gloria - Somente a Deus seja a glória. Somente Deus é diferenciado e merece louvor e proeminência.

(Redação)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Deputado Arolde recebe o vereador Dida de Mesquita


Hoje, dia 28, O deputado Arolde de Oliveira recebeu em seu escritório, o vereador de Mesquita e pastor evangélico Antonio Passos, mais conhecido como Dida.

Durante o encontro, falaram sobre a inauguração do ECAD - Espaço Cultural da Assembléia de Deus e sobre as eleições de 2012. (Redação)


quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Meirelles: “Estou à disposição para ajudar o PSD a melhorar o Brasil”

O ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, falou ontem, dia 26, aos participantes do encontro nacional do partido em Brasília e avisou: “Vamos lutar para aperfeiçoar o Estado brasileiro”.
Clique aqui e assista ao vídeo.
(Redação)

FICHA LIMPA – EXIGÊNCIA DAS RUAS

Senhor Presidente,
Colegas Parlamentares,

O Projeto de Lei de iniciativa popular, que passou a ser chamado de Ficha Limpa, tramitou nas duas Casas do Congresso Nacional e foi sancionado pelo Presidente da República em junho de 2010, Lei Complementar nº 135/2010.

Com o apoio de mais de um milhão de assinaturas de cidadãos de todo o país houve grande expectativa de que a Lei seria votada em tempo para aplicação nas eleições gerais de 2010.
Embora tenha sido sancionada antes da eleição, a Justiça Eleitoral, não chegou a analisar o mérito da Lei de Ficha Limpa, entendendo que descumpria o principio da anterioridade, isto é, as regras eleitorais são estabelecidas, segundo a Lei, até um ano antes da data das eleições, fato que causou grande frustração nacional.

Frustração que se transformou em maior expectativa, quase certeza, de que a Lei da Ficha Limpa será aplicada integralmente nas eleições de outubro de 2012.
Essa certeza popular, contudo, não se confirma na prática, pois o STF ainda terá que julgar ações ajuizadas sobre o mérito da Lei da Ficha Limpa, e analisar se ela não fere princípios estabelecidos na Constituição Federal.

Entre as ações protocoladas no Supremo encontra-se uma da OAB que pede definições para a eleição de 2012, cujo relator, o Ministro Luiz Fux, tem declarado que seu parecer, já em fase de conclusão, abordará todos os aspectos da Lei e não deixará qualquer duvida.
A expectativa então, está focada no julgamento do Supremo, que deverá ocorrer tão logo a vaga existente do 11º Ministro seja preenchida.

Os aspectos mais polêmicos dizem respeito a questão da presunção de inocência, da retroatividade da Lei as condenações anteriores a promulgação e, por certo, a questão da anterioridade uma vez que já estamos no ano que antecede a eleição.
Contudo, a nação brasileira alimenta total esperança de que a Lei da Ficha Limpa será aplicada na integra nas eleições de 2012, depurando as legendas de candidaturas comprometidas com a justiça.

Trata-se de uma exigência das ruas e será um avanço indiscutível e necessário na qualificação das classes políticas e no fortalecimento dos padrões éticos e morais que devem ser praticados por todos aqueles que exercem cargos públicos, eletivos ou de confiança.

Muito Obrigado.

(Pronunciamento feito em 26/10/11 na Câmara dos Deputados)

Encontro do PSD é prestigiado por diversos partidos na Câmara


Pregando independência do governo federal, a cúpula do PSD formalizou ontem, dia 26, a bancada do partido na Câmara dos Deputados. Com a legenda 55, mesmo número de deputados federais, é a terceira maior bancada na Câmara.
Diversos partidos prestigiaram a estreia da nova legenda no Congresso Nacional.
Para Arolde de Oliveira o PSD está pronto para as próximas eleições. Hoje, no estado, o partido possui 5 deputados federais, 13 estaduais, 7 prefeitos, 1 vice-prefeito e 93 vereadores.
(Redação)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Discurso no plenário da Câmara dos Deputados


Arolde de Oliveira (DEM-RJ) registrou discurso proferido pela presidência do PSD na primeira reunião executiva do partido. O deputado disse que durante o evento foram ratificados os princípios que mobilizaram significativa parcela dos quadros políticos do País em torno da nova agremiação.

Arolde de Oliveira atribuiu a formação do PSD à inquietação da sociedade diante das demandas sociais não atendidas. O deputado disse que o partido vai combater a corrupção e atuar em favor da agropecuária, do meio ambiente e pelo fortalecimento do Estado. (Jornal da Câmara/Redação)

Prorrogada a permanência da Força de Pacificação no Alemão



Hoje (24) pela manhã, foi assinado o novo acordo de organização e emprego da tropa da paz entre o Governo do Estado, o Ministério da Defesa e o Exército, na base instalada em Bonsucesso. A permanencia da Força de Pacificação nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio, será prorrogada até junho de 2012.

Participaram da cerimônia o governador Sérgio Cabral, o Ministro da Defesa Celso Amorim, o Secretário de Segurança José Mariano Beltrame, o General Sinclair Meyer, responsável pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, o General Adriano (Comandante Militar do Leste), o General Leme (Comandante da Força de Pacificação), o deputado federal Arolde de Oliveira, autoridades civis, militares e representantes da comunidade.

A área está pacificada desde novembro de 2010, uma operação das polícias militar, civil e federal e de homens das Forças Armadas pôs fim ao domínio de traficantes no Complexo do Alemão.
(Redação)

Comemoração ao centenário da PIB de Nova Friburgo

Pr. Carlos Côrtes, dep. Arolde, cantor Willian Nascimento e pr. Amaral

Ontem, domingo (23), foi realizado o culto em comemoração ao Centenário da Primeira Igreja Batista de Nova Friburgo, presidida pelo pr. José Francisco do Amaral.

Com o templo lotado, o culto teve a participação do cantor Willian Nascimento e como preletor da noite o pr. Carlos Côrtes. O deputado federal Arolde de Oliveira também esteve presente prestigiando os 100 anos da igreja. (Redação)

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Festa Nacional da Música: Yvelise de Oliveira da MK Music é homenageada

Deputado Arolde, Yvelise e Marina de Oliveira

Os homenageados

Na segunda-feira (17), em Canela/RS, a presidente da MK Music, Yvelise de Oliveira, foi homenageada na Festa Nacional da Música, quando por seu trabalho em prol da música gospel no Brasil. A idealização e organização do evento é do comunicador Fernando Vieira. "Eu quero agradecer primeiro ao meu Deus que me permitiu estar aqui e ao Fernando Vieira que acreditou conosco que a música gospel é um segmento muito lindo, e merece o respeito de todos os músicos. Eu lutei muito e vocês nem sabem como precisa ter força de vontade para chegar onde nós chegamos. Por isso, muito obrigada a qualquer um de vocês que acredita na música gospel.", declarou Yvelise de Oliveira.
Na plateia, grandes nomes da música brasileira e de vários segmentos como Chitãozinho e Xororó, Martinho da Vila, Ney Matogrosso, Detonautas, Charlie Brown Jr., Joanna, Angela Maria, Fafá de Belém, Sérgio Reis.
O deputado Arolde e a cantora Marina de Oliveira também estiveram presentes no evento. (Guiame/Redação)


quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bancada do RJ unida a favor dos royalties


deputado Arolde e o senador Lindberg Farias

senador Crivella, prefeita de Campos, Rosinha, e Arolde de Oliveira


Os deputados do Rio de Janeiro realizaram nesta quarta, (19), manifestação em frente à rampa do Congresso Nacional em favor do adiamento da votação do novo critério de divisão de royalties do petróleo, pelo Plenário do Senado.
A votação está prevista para hoje à tarde. Arolde de Oliveira estima que o Estado possa perder cerca de R$ 7 bilhôes anuais.
Os parlamentares também tentarão marcar uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, para a próxima semana.
Divisâo sim! Injustiça NÂO !
(Redação)

Câmara de Desenvolvimento Socioeconômico discutirá roteiro de trabalho


Hoje (19), pela manhã, o deputado Arolde de Oliveira que integra o Grupo de trabalho da Câmara de Negociação de Desenvolvimento Econômico e Social, se reuniu sob a coordenação do deputado Eduardo Gomes e demais integrantes, para discutir propostas que interessam à classe trabalhadora e aos empresários.
Quando obtiver acordo em relação a determinado projeto, este será incluído na pauta do Plenário.
O colegiado é integrado por 12 deputados. Entre os temas considerados prioritários pelo grupo estão a terceirização e a regulamentação de profissões. (Redação)

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

15 de outubro - Dia do Mestre

Aqueles que quando deveriam ser simplesmente professores, foram mestres, transmitindo seus conhecimentos e experiências. Que quando deveriam ser mestres foram amigos e em sua amizade compreenderam e incentivaram a seguir o caminho.

A vocês, meu profundo respeito que sempre será pouco.

Parabéns!


Prefeito de Queimados no Debate da 93 FM

Prefeito de Queimados, Max Lemos, e o Deputado Arolde de Oliveira

Arolde de Oliveira, recebeu hoje,14, o prefeito de Queimados Max Lemos (PMDB-RJ), no debate na Rádio 93FM, às 10h com o apresentador JR Vargas e agradeceu a audiência e a participação da baixada fluminense, em especial, Queimados. Participaram também do debate o pastor Elison Amaral, Reverendo Junio César e a Missionário Helena Moura. (Redação)

Horário de verão começa no domingo

O horário brasileiro de verão começa à 0h de domingo (16) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A mudança, que adianta os relógios em uma hora, valerá em 11 Estados e no Distrito Federal. No Nordeste, apenas a Bahia adotará o novo horário. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a mudança nos relógios deve trazer redução de 0,5% no consumo de energia de todo o Brasil. Em dinheiro, isso significa uma economia de R$ 100 milhões. Os relógios só voltarão ao horário normal no dia 26 de fevereiro. (MetroRio/Redação)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Lar Batista de Rio do Ouro faz sua tradicional festa do Dia das Crianças


Arolde de Oliveira visitou nesta quarta-feira,12, da "Festa do Dia das Crianças" do Lar Batista de Rio do Ouro em Niterói. A festa beneficente é organizada anualmente pela JUNEDAS - Junta de Educação e Ação Social da Convenção Batista Fluminense – CBF.

Na programação, muita música, as tradicionais barraquinhas de comida típica, brincadeiras e muita diversão para toda a família. A arrecadação de recursos é feita através da venda das barraquinhas.

A partir das 14h, a música ficou por conta do Trio Elétrico da 93 FM com os cantores da MK Music, Beatriz, Alex e Alex, Betânia Lima e Wilian Nascimento.

Na festa, os pastores: Geraldo Geremias presidente da CBF; Amilton Vargas diretor da JUNEDAS e Arthur Belmonte diretor do Lar Batista, entre outros de todo o Estado. (Redação)

Declaração dos Direitos da Criança


Adotada pela Assembléia das Nações Unidas de 20 de novembro de 1959 e ratificada pelo Brasil; através do art. 84, inciso XXI, da Constituição, e tendo em vista o disposto nos arts. 1º da Lei nº 91, de 28 de agosto de 1935, e 1º do Decreto nº 50.517, de 2 de maio de 1961.

PRINCÍPIO 1º

A criança gozará todos os direitos enunciados nesta Declaração. Todas as crianças, absolutamente sem qualquer exceção, serão credoras destes direitos, sem distinção ou discriminação por motivo de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento ou qualquer outra condição, quer sua ou de sua família.

PRINCÍPIO 2º

A criança gozará proteção social e ser-lhe-ão proporcionadas oportunidades e facilidades, por lei e por outros meios, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. Na instituição das leis visando este objetivo levar-se-ão em conta sobretudo, os melhores interesses da criança.

PRINCÍPIO 3º

Desde o nascimento, toda criança terá direito a um nome e a uma nacionalidade.

PRINCÍPIO 4º

A criança gozará os benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e criar-se com saúde; para isto, tanto à criança como à mãe, serão proporcionados cuidados e proteções especiais, inclusive adequados cuidados pré e pós-natais. A criança terá direito a alimentação, recreação e assistência médica adequadas.

PRINCÍPIO 5º

À crianças incapacitadas física, mental ou socialmente serão proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especiais exigidos pela sua condição peculiar.

PRINCÍPIO 6º

Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão. Criar-se-á, sempre que possível, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais e, em qualquer hipótese, num ambiente de afeto e de segurança moral e material, salvo circunstâncias excepcionais, a criança da tenra idade não será apartada da mãe. À sociedade e às autoridades públicas caberá a obrigação de propiciar cuidados especiais às crianças sem família e aquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.

PRINCÍPIO 7º

A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário.Ser-lhe-á propiciada uma educação capaz de promover a sua cultura geral e capacitá-la a, em condições de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro útil da sociedade.Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais.

A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.

PRINCÍPIO 8º

A criança figurará, em quaisquer circunstâncias, entre os primeiros a receber proteção e socorro.

PRINCÍPIO 9º

A criança gozará de proteção contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração. Não será jamais objeto de tráfico, sob qualquer forma.Não será permitido à criança empregar-se antes da idade mínima conveniente; de nenhuma forma será levada a ou ser-lhe-á permitido empenhar-se em qualquer ocupação ou emprego que lhe prejudique a saúde ou a educação ou que interfira em seu desenvolvimento físico, mental ou moral.

PRINCÍPIO 10º

A criança gozará de proteção contra atos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Criar-se-á num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Donas de casa já podem contribuir para a Previdência


A partir deste mês de outubro, as donas de casa de baixa renda podem contribuir para a Previdência Social com a alíquota de 5% sobre o salário mínimo (R$ 27,25). Isso vale para todas que se dedicam exclusivamente ao trabalho doméstico no âmbito de sua residência, desde que a família esteja inscrita no cadastro único para programas sociais do governo federal (cadúnico). A renda da família não pode ultrapassar dois salários mínimos (R$ 1.090) mensais. As donas de casa têm até o dia 15 de cada mês para efetuar o recolhimento junto à Previdência Social. Em outubro, o recolhimento sem multa pode ser realizado até o dia 17, porque o dia 15 será no sábado. A segurada deve imprimir a guia da previdência social (GPS) na página da Previdência Social na internet. As inscrições podem ser realizadas também pela central de atendimento, pelo telefone 135, ou nas agências da Previdência Social.
Benefícios
A dona de casa de baixa renda tem direito aos seguintes benefícios da previdência social: aposentadoria por idade (mulheres aos 60 anos), aposentadoria por invalidez , auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Caso as donas de casa desejem contar as contribuições para efeito de aposentadoria por tempo de contribuição ou emissão de certidão de tempo de contribuição será necessário complementar o recolhimento com a alíquota de 15% sobre o salário mínimo.
Facultativa
A dona de casa que não é de baixa renda pode contribuir para a previdência social como facultativa. O valor da contribuição como segurada facultativa pode ser de 11% ou 20%. Se for 11% será sobre um salário mínimo, com direito à aposentadoria por idade. Se optar por recolher 20%, o salário de contribuição varia entre um salário mínimo e o teto máximo de recolhimento. (Bom Dia Brasil/Redação)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Minha Filiação ao PSD


FILIAÇÃO AO PSD

Venho até você para comunicar a minha filiação ao Partido Social Democrático – PSD. Foi uma decisão refletida e consciente, e que tomei em PAZ.

Busto_PSD_1Nestes meus 8 mandatos consecutivos, como representante do povo do Estado do Rio de Janeiro, eu nunca mudei de Partido a não ser para fundar novas agremiações partidárias.

Não se trata, portanto, de mais uma legenda, mas de uma real alternativa política-partidária sintonizada com a natureza própria deste momento político e socioeconômico que atravessa a sociedade brasileira.

Se por um lado senti uma certa frustração por ter que deixar meu partido, após tantos anos de realizações nos seus quadros, por outro lado estou muito feliz e entusiasmado com esta oportunidade de renovar meus sonhos e meus projetos políticos.

O PSD terá independência em relação ao Governo Federal. Os meus compromissos assumidos permanecem firmes e vou continuar lutando em prol da vida e da família.

Agradeço a Deus por esta nova oportunidade para recomeçar.

Arolde de Oliveira
Deputado Federal

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Deputados debatem sobre a Comissão da Verdade



Os Deputados Federais, Arolde de Oliveira e Chico Alencar (PSOL) gravaram ontem, dia 5, o programa Brasil em Debate da Câmara dos Deputados. Os convidados foram entrevistados pelo apresentador Tarcísio Holanda e o tema debatido foi a Comissão da Verdade.

O programa irá ao ar amanhã (7) às 7h da manhã e no dia 10, segunda-feira, às 22h30, pela TV Câmara. (Redação)

Questionamento sobre culto evangélico no Palácio do Planalto é encaminhado para a Justiça Federal

O ministro Luiz Fux determinou a remessa da Petição (PET) 4916 para uma das Varas Federais que compõem a Seção Judiciária do Distrito Federal, após reconhecer a incompetência do Supremo Tribunal Federal (STF) para apreciar a ação. A Petição foi proposta pela Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA) no Supremo para impugnar a realização, no dia 23 de setembro, do denominado "Culto à Glória de Deus" pela Secretaria-Geral da Presidência da República, no Palácio do Planalto.

Para a associação, a realização desse culto na Presidência da República afrontaria "os ditames do Estado Laico" presentes na Constituição Federal, de modo que se imporia "o dever de abstenção da conduta ou a imposição de obrigações de fazer que tenham por finalidade promover todas as religiões existentes no Brasil". A entidade pedia liminar para suspender o culto.

O relator, ministro Luiz Fux, reconheceu inicialmente a incompetência do STF para atuar no caso. "A presente demanda revela, na realidade, hipótese de ação civil pública, para a qual simplesmente não há previsão de competência originária do Supremo Tribunal Federal no rol do art. 102, I, do texto constitucional", considerou o ministro.

Por fim, o ministro salientou que a Petição foi proposta no mesmo dia que, segundo a ATEA, seria realizado o evento impugnado,"razão pela qual o pleito de tutela de urgência encontra-se evidentemente prejudicado". (Notícias TSF/Redação)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Plenário aprova proposta que cria o Estatuto da Juventude

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (5), o Projeto de Lei 4529/04, que institui o Estatuto da Juventude, com princípios e diretrizes para o Poder Público criar e organizar políticas para essa idade, considerada pelo texto como a faixa de 15 a 29 anos. A matéria, aprovada na forma de um substitutivo, será enviada para análise do Senado. (Redação)

TSE defere registro do Partido Pátria Livre (PPL)

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram, na noite de ontem (4), o pedido de registro do Partido Pátria Livre (PPL), que utilizará o número 54. A decisão foi unânime. Todos os ministros seguiram o voto da relatora, ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha. Com a decisão, o PPL poderá participar das eleições municipais do próximo ano.

Este é o 29º partido com o registro no TSE, o que provocou comentário crítico do presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, no sentido de que o Brasil está inovando na ciência política. “Estamos indo além do pluripartidarismo, estamos ingressando no hiperpartidarismo. É uma novidade que criamos no Brasil”, afirmou. (Terra/Redação)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Federais se reunem com Cabral em defesa dos royalties do petróleo

A bancada federal fluminense se encontra reunida com o Governador Sérgio Cabral para traçar uma estratégia na questão da redistribuição dos royalties do petróleo. O encontro está sendo realizado no Palácio Laranjeiras.

A expectativa é de que o Congresso Nacional vote, na próxima quarta-feira, o veto do ex-presidente Lula à Emenda Ibsen-Simon. Na prática, o Rio corre o risco de perder royalties e participação especial R$ 6,7 bilhões, ou seja, 13% de sua receita. Tal projeto liquidaria com as finanças do Rio de Janeiro já a partir de 2012 e deixa o caixa do Rio em frangalhos afirma Arolde de Oliveira. (Redação)

Visita técnica ao Centro de Gerenciamento da Rede da OI-RJ

Arolde de Oliveira, membro titular da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, participou de visita técnica ás instalações do Centro de Gerenciamento da Rede da OI-RJ, a convite do Sinditelebrasil, Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal na manhã de hoje, 03, segunda-feira.

O objetivo da visita é fornecer informações sobre o setor e mostrar os detalhes dos processos de gerenciamento de redes, como o funcionamento dos equipamentos que monitoram as ligações e os acessos em banda larga.

Arolde de Oliveira foi o relator da Lei Mínima das Telecomunicações. (Redação)

O profeta digital

Clique na imagem para ampliar

Dois milênios depois de terem sido escritos e seis décadas após sua descoberta no deserto da Judeia, os mais famosos Manuscritos do Mar Morto podem agora ser lidos on-line. As reproduções integrais e em alta definição dos originais, colocadas na rede na semana passada graças a uma parceria entre o Google e o Museu de Israel, incluem o Livro de Isaías, o Livro das Regras da Comunidade, o Comentário sobre (o profeta) Habakkuk, o Livro do Templo e o Livro da Guerra. O Livro de Isaías, o mais extenso (734 centímetros) e em melhor estado de conservação, é o maior destaque. Datado de 125 a.C., é também um dos mais antigos textos bíblicos, provavelmente 1 000 anos anterior à versão mais velha da Bíblia hebraica conhecida antes de sua descoberta. Os Manuscritos, cujo nome decorre de terem sido encontrados em onze cavernas às margens do Mar Morto no período de 1947 a 1956, reúnem 950 pergaminhos e papiros, escritos em hebraico, aramaico e grego entre o século III a.C. e a década de 60 do primeiro século. Muito do material está reduzido a fragmentos, que têm sido arduamente remontados por especialistas.

A publicação na internet é uma iniciativa para ampliar o acesso aos originais, com os quais só um seleto grupo de estudiosos tem contato direto. Eles estão guardados numa espécie de caixa-forte construída para esse propósito em Jerusalém. Imagens dos manuscritos já foram publicadas antes na internet, inclusive pelo Museu de Israel. Mas o programa desenvolvido pelo Google é o mais completo, com melhor resolução de imagem e o de mais rápido acesso. ''Recuperamos trechos perdidos, que eram invisíveis a olho nu. Os versículos 9 e 10 do capítulo 2 do Livro de Isaías, por exemplo, estão ilegíveis nos pergaminhos originais, mas aparecem na versão digital'', disse a VEJA Yossi Matias, diretor do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento do Google em Israel. O resultado é que agora qualquer pessoa pode examinar esse patrimônio histórico com a acuidade de quem dispõe do original. Para facilitar a consulta, basta um clique para obter a tradução para o inglês dos versículos (a tradução nestas páginas foi feita diretamente do hebraico para o português pelo professor Edson de Faria Francisco, da Universidade Metodista).

O fascínio exercido pelos manuscritos decorre do que revelam sobre o contexto histórico e religioso em que se desenvolveu o cristianismo. Eles são, nas palavras do historiador inglês Paul Johnson, ''a chave da compreensão tanto de Deus quanto do homem''. Como uma máquina do tempo, os escritos remetem diretamente às vozes do passado, sem o ruído dos cronistas posteriores. Só no Livro de Isaías foram encontradas 2 600 variantes em relação ao Texto Massorético, manuscritos medievais que serviram de base para as bíblias modernas. ''São letras, palavras e versos que divergem do Massorético'', diz o professor Francisco, autor de Manual da Bíblia Hebraica — Introdução ao Texto Massorético. O Livro de Isaías é composto de 66 capítulos distribuídos por 54 colunas. Estudos modernos indicam que se trata, na verdade, de uma antologia. A primeira parte, do capítulo 1 ao 39, é atribuída ao próprio Isaías, o mais popular dos profetas de Israel. A segunda é creditada a um anônimo, que teria vivido 150 anos depois, no período do exílio na Babilônia. O profeta marca a transição do judaísmo de uma crença local para uma religião universalista. Sob a ótica cristã, suas profecias referem-se à concepção e vida de Cristo. O fato é que muitas das profecias do Livro de Isaías se tornaram o alicerce da civilização judaico-cristã. Talvez a mais exemplar seja a visão de paz universal no fim dos tempos. Ainda é um mistério quem reuniu e escondeu os Manuscritos do Mar Morto. A maioria dos historiadores acredita que tenha sido uma seita ascética judaica, os essênios. Uma possibilidade é que tenham sido sacerdotes judeus, para proteger os textos das legiões romanas. Seja quem for, deixou um espetacular legado à humanidade, que agora pode ser apreciado on-line. (Veja.com/Redação)